Cultura marginal: leia a crítica de "Curta Saraus" | Curta Saraus
0

Cultura marginal: leia a crítica de "Curta Saraus"

Published at 12:52 in ,


Depois de ganharmos nosso primeiro premio com o filme curta saraus de melhor filme no festival de filmes competitivos de interior, vamo para o festival de ITU. Leia abaixo crítica do filme.

Por Renan Pereira

Documentário mostra ao longo dos seus 15 minutos o poder da arte e das manifestações culturais nas periferias de São Paulo




“Cuidado com os poetas. Esses caras são uns subversivos; propagam indignação e desordem. Se acham no direito de mudar o mundo. Cuidado! Eles estão por toda parte: são bruxos e bruxas cujo ritual mais sagrado se chama Sarau”. É assim que a voz de um poeta anuncia o que está por vir ao longo dos 15 minutos deste maravilhoso vídeo-documentário.

“Curta Saraus” faz um panorama da proliferação dos Saraus nas periferias de São Paulo - movimentos comandados por ímpeto da cultura marginal e desenvolvidos por artistas locais que têm o poder de transformar, por meio da arte, o cotidiano sofrível de quem vive em meio ao desemprego e ao fogo cruzado. Sem dúvida, um dos vídeos-documentários mais lindos que já assisti sobre movimentos de resistência.

Dirigido por David Alves da Silva, o curta tem tom de protesto e é marcado pelas frases de efeito dos artistas entrevistados. “Na periferia não tem teatro, não tem museu, não tem biblioteca e nem cinema. O único espaço público que o Estado nos deu foi o bar. Você imaginar que a gente ia se acabar bebendo cachaça... e a gente acabou transformando os bares em centro-cultural... Então não tem mais como controlar a gente: o que não falta é bar na periferia”, exclama em uma das cenas o poeta Sergio Vaz.

Se você é uma pessoa ligada à cultura independente ou simplesmente tem o dom de enxergar as injustiças sociais com ao menos um pingo de indignação, não deixe de assistir esse curta e entender como funciona a organização da cultura alternativa nestes pequenos becos. Afinal, "o ônibus está lotado... de vidas vazias”. Do it yourself!
 
www.itu.com.br

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

Post Details

No Response to "Cultura marginal: leia a crítica de "Curta Saraus""

Postar um comentário